Conhecimentos e saberes técnicos, relacionados aos processos de gestão e operação de projetos eficientes e inovadores para serviços, produtos e empresas públicas e privadas relacionadas a área do turismo;
Entendimento sobre processos de biossegurança e legislação na prestação de serviços e organização de espaços turísticos.
Ferramentas de comunicação e ferramentas tecnológicas na inovação e comercialização do produto turístico e de destinos turísticos.
A hospitalidade como acolhimento, criação de conexões e desenvolvimento humano e social para o Turismo; Impactos socioeconômicos, culturais e ambientais do turismo.
Agências e operadoras de turismo
Centros de recepção e informações turísticas
Companhias Aéreas
Cruzeiros marítimos
Empresas de eventos e transportes
Empresas de hospedagem, recreação e lazer
Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico
e consultoria turística
Restaurantes e similares,
Cooperativas de serviços turísticos
Órgãos públicos e espaços culturais
Instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente
O tecnólogo em Turismo atua no diagnóstico, planejamento, gerenciamento e comercialização de produtos e serviços turísticos, analisando seus impactos na comunidade receptora, com o objetivo do desenvolvimento do turismo sustentável.
Além disso, sua atuação está voltada para a gestão de pessoas; serviços turísticos de qualidade e que desenvolvam a interação entre os povos, respeitando suas diversidades; elaboração, implantação, gerenciamento e avaliação de políticas,
programas, projetos, ações e modelos de negócios inclusivos na área de turismo.
Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia